quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sega Saturn

Olá, hoje mostrarei a vocês tudo sobre o Sega Saturn, desde sua origem até historias de sua evolução e seus melhores jogos.

Imagem Extraída do site Prestige Eletronics


"O Sega Saturn é um console de videogame de 32 bits lançado primeiramente pela Sega em 22 de Novembro de 1994 no Japão, em 11 de Maio de 1995 na América do Norte e em 8 de Julho na Europa e Austrália. O console foi descontinuado na Europa e Austrália em 1998, em Abril de 1999 na América do Norte e em 4 de Dezembro de 2000 no Japão.
Tornou-se um console popular no Japão devido à seu marketing de sucesso, com o personagem Segata Sanshiro criado especialmente para o marketing do Sega Saturn, porém ele não conseguiu repetir o sucesso na América do Norte e Europa frente seus concorrentes, Playstation e Nintendo 64.
De acordo com o artigo da revista americana Game Pro em Julho de 2007, o Saturn vendeu 9,5 milhões de unidades
O grupo de desenvolvedores da Sega, Away Team, de 27 membros, composto por funcionários de engenharia de hardware, desenvolvimento de produtos e marketing trabalhou por dois anos para projetar o hardware do Sega Saturn. O Saturn, era uma máquina poderosa para a época, mas seu design, com duas CPUs e outros seis processadores, tornou extremamente difícil o aproveitamento do seu potencial. Além disto, muitos outros chips auxiliares do sistema eram componentes do tipo "off the shelf", aumentando a complexidade do sistema, pois os componentes não foram projetados para funcionar em conjunto. Rumores sugerem que o projeto original previa apenas um único processador central, mas quando a Sega conheceu o projeto do Playstation, resolveu introduzir outros processadores no final do desenvolvimento, visando aumentar o desempenho .
O desenvolvimento de softwares por parte de terceiros, foi inicialmente prejudicado pela falta de bibliotecas de software e ferramentas úteis para o desenvolvimento, exigindo que os desenvolvedores programassem em linguagem assembly para alcançar bom desempenho. Pelo menos durante o desenvolvimento precoce do Saturn, a programação em conjunto poderia oferecer de duas a cinco vezes mais velocidade sobre a linguagem C4 . Para poupar custos e tempo de desenvolvimento, alguns programadores utilizaram apenas uma CPU. Um destes casos foi Alien Trilogy.
A implementação de duas CPUs no Saturn não era o ideal. A maior desvantagem da arquitetura foi a de que ambos processadores compartilhavam o mesmo bus e isto gerou problemas para acessar a memória RAM principal ao mesmo tempo. 4KB de memória cache para cada CPU foi fundamental para manter a performance. Em geral, a divisão de processamento exige muito cuidado, pois além da tarefa já desafiadora de paralelização do código, obrigou os desenvolvedores a tirar o máximo proveito do Sega Saturn. Um exemplo de como o hardware do Saturn foi utilizado de maneira diferente, foi com Virtua Fighter, onde uma CPU gerencia cada personagem."




Leia mais em Wikipédia 












10 JOGOS MAIS FAMOSOS DO SEGA SATURN






ALONE IN THE DARK 2

Imagem extraída do site Free Game Empire



"Alone in the Dark 2 é a sequencia do jogo de survival horror Alone in the Dark criado pela Infogrames. O jogo é o segundo da série. Ele foi portado para o 3DO Interactive Multiplayer, em 1995, sob o mesmo nome, e para Sega Saturn e para PlayStation em 1996, como Alone in the Dark: Jack is Back na Europa, e rebatizado como Alone in the Dark: One-Eyed Jack's Revenge na América do Norte.
É Natal de 1924, três meses depois de Alone in the Dark. "Private Eye Supernatural" Edward Carnby e seu parceiro Ted Stryker estão investigando o sequestro de Grace Saunders. A trilha de pistas leva a uma velha mansão chamada "Cozinha do Inferno" - a casa de um chefe gângster famoso e sua gangue. Edward decide pegar a pista quando ele descobre o desaparecimento de Ted na mansão. Infelizmente, Edward logo descobre que Ted foi assassinado.
Carnby finalmente descobre que os mafiosos são as formas corporais dos espíritos dos piratas que saqueavam o mar de anos atrás. Edward deve resgatar Grace, e descobrir por que os piratas tomaram interesse por ela."





Leia mais em Wikipédia









CASTLEVANIA: SYMPHONY OF THE NIGHT


Imagem extraída do site Games Antigos



"Em 1998, Symphony of the Night foi convertido para Sega Saturn num lançamento exclusivo para o Japão . Nessa versão, é possível jogar com Maria Renard e Richter Belmont desde o início do jogo . Alucard pode usar alguns itens exclusivos, como Alucard Boots , item que permite que ele corra rápido. Um chefe novo, Skeleton King, foi adicionado ao castelo , bem como duas novas áreas: Cursed Prison e Underground Garden.O jogo também contém remixes de músicas de jogos anteriores da série Castlevania .
Como elemento clássico da série Castlevania, Symphony of the Night é um jogo em 2D.Ele segue um estilo não-linear de jogo: no início, Alucard só pode acessar certas áreas do castelo,mas ao obter as três formas nas quais ele pode se transformar (lobo, morcego e neblina) ele gradualmente poderá acessar áreas antes inacessíveis.Um mapa carregado por Alucard vai sendo automaticamente atualizado com intuito de mostrar ao jogador seu progresso no castelo.
Enquanto os protagonistas anteriores da série usavam como arma principal o clássico chicote Vampire Killer, Alucard pode encontrar e usar armas que vão desde espadas e facas,a luvas e itens descartáveis,como bombas de nêutrons ou dardos.Ele também pode obter restauradores de saúde,equipamentos e itens para aumentar seus atributos.Relíquias encontradas em certas áreas do castelo irão fornecer a ele diferentes habilidades,como a capacidade de saltar duas vezes.Um bestiário é mantido atualizado pelo bibliotecário do castelo, com o qual também é possível trocar e comprar itens extremamente importantes e úteis.
Symphony of the Night incorpora elementos de um RPGs eletrônicos. Seus pontos de vida determinam a quantidade máxima de dano que ele pode suportar antes de morrer, enquanto os seus pontos de magia determinam quantas vezes um ataque mágico pode ser lançado. Além disso, ele possui outros atributos: força, seu poder de ataque físico; defesa, capacidade de resistência a danos causados ​​por monstros; inteligência, a velocidade de recuperação de pontos de magia; e sorte, a freqüência de itens raros e comuns derrubados pelos inimigos. Derrotar monstros lhe concede pontos de experiência, e ele vai subir de nível depois de atingir um determinado número, aumentando os seus atributos. Alucard pode lançar oito feitiços diferentes,o que obriga o jogador a realizar certos comandos nos direcionais(como nos jogos de luta) que utilizam quantidades variadas de pontos de magia para realizar o feitiço aplicado.
Ao longo do jogo, Alucard pode adquirir familiares,que funcionam como entidades complementares,ajudando-o no campo de batalha e na exploração do castelo.A versão norte-americana do jogo inclui os familiares: Fairy, Demon, Ghost, Bat e Sword. Já a versão original (japonesa) do jogo incluí dois familiares extras: Nose Demon (idêntico ao familiar Demon, mas com uma máscara de Tengu) e Pixie (idêntica ao familiar Fairy, mas de vestido verde).
Modos alternativos do jogo podem ser desbloqueados após a conclusão do mesmo. Selecionando o nome Richter Belmont como nome de usuário permitirá ao jogador jogar com ele. Richter usa um chicote como arma primária e armas secundárias variadas. Dois outros modos alternativos de Alucard podem ser ativados também realizando o mesmo processo do modo alternado de Richter."




Leia mais em Wikipédia











DEAD OR ALIVE


Imagem extraída do site Moby Games



"Dead or Alive era único em sua estréia que apresentavas escolhas regularmente diferentes na jogabilidade do que outros jogos de luta 3D. A maior parte de características de definição suas foram a sua velocidade e o sistema de contra-ataque. Dead or Alive põem uma ênfase na velocidade, e se baseia mais em comando simples e tempo de reação. Além disso, o seu sistema de contra-ataque foi o primeiro no gênero de luta em utilizar ordens diferentes que correspondiam a cada tipo de ataque. Há duas espécies de defesas, uma defesa ofensiva (OH, offensive hold) e uma defesa defensiva (DH, deffensive hold), além disso, esses comandos são executados mantendo pressionados os botões para trás ou para frente do gamepad junto com o comando de guarda para forçar seu inimigo para longe ou contra-atacar um oponente.Finalmente, o jogo usou uma adição ambiental chamada danger zone (zona de perigo), que rodeava as extremidades exteriores da arena de luta (dependendo das opções, ela também pode consumi-la completamente), e quando um personagem entra em contato com ela, ele é enviado para o ar portanto o jogador oposto pode executar uma combinação de combos aéreos. Contudo, isto pode ser evitado com um Ukemi (rolo defensivo).
Tomonobu Itagaki afirmou que ele não estava satisfeito com o modo que os jogos de luta modernos estavam apresentados, ele sentiu falta do velho estilo de jogo de Arcade e teve outra visão do gênero de jogo de luta. Tendo trabalhado para Tecmo durante um longo tempo, a Itagaki foi conseqüentemente dado a oportunidade de desenvolver um jogo de luta. O jogo, o primeiro Dead or Alive, foi lançado em 1996 como um jogo de Arcade do mercado japonês. Ele tinha sido um êxito no Japão, mas não no Ocidente. Isto foi possivelmente por causa de seu competidor Tekken, que já era uma série de jogo de luta popular do PlayStation."





Leia mais em Wikipédia










DUKE NUKEN 3D

Imagem extraída do site Moby Games



"Duke Nukem 3D é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela 3D Realms (anteriormente chamada Apogee Software) e lançado em 29 de Janeiro de 1996. O jogo é em 3D (o primeiro jogo 3D foi Driller da Spectrum) possuindo alguns objetos em 2D.
Sendo um jogo de tiro em primeira pessoa, a jogabilidade de Duke Nukem 3D envolve mover pelos níveis através do ponto de vista do protagonista, atirando nos inimigos que aparecem. O personagem pode se abaixar, pular, nadar, voar e guardar a sua arma.
O ambiente de Duke Nukem 3D é altamente destrutivo e interativo, sendo possível quebrar partes do cenário, destruir paredes, e suas ações deixam marcas no cenário como a marca de sua bala na parede, o sangue dos monstros que espirra e suja as paredes. Dentre as interações com o cenário, a luz deixa as coisas mais fáceis de serem vistas, enquanto fontes de água e hidrantes quebrados recuperam alguns pontos de vida.
Os níveis foram desenvolvidos em uma maneira não-linear permitindo que os jogadores usem dutos de ar, portas de trás e esgoto para evitar inimigos ou encontrar locais secretos. Esses locais contém objetos com o qual o jogador pode interagir, que podem beneficiar o personagem ou simplesmente apresenta alguma diversão (dar gorjeta pras strippers faz Duke provocá-la, e ela responder).
Outros itens podem ser pegos durante o jogo. Um kit médico permite que o jogador cure Duke quando quiser. Esteroides deixam Duke mais rápido. Óculos de visão noturna permitem ver os inimigos no escuro. O dispositivo "HoloDuke" projeta um holograma de Duke que pode ser usado para distrair os inimigos. Botas protetoras permitem que Duke passe por terrenos quentes ou tóxicos. Outros equipamentos aumentam o tempo que Duke pode ficar sem respirar quando está sob a água, e uma jetpack permite que Duke mova verticalmente."




Leia mais em Wikipédia 










POCKET FIGHTER

Imagem extraída do site Emu Paradise


"Super Gem Fighter Mini Mix, conhecido no Japão como Pocket Fighter , é um jogo de luta lançado pela Capcom em setembro de 1997 para o sistema de arcade CPS II. O jogo recebeu conversões para PlayStation (que manteve o seu título de "Pocket Fighter" nos lançamentos europeu e americano), Sega Saturn e WonderSwan, como também fez parte da compilação Street Fighter Alpha Anthology, para PlayStation 2.
O jogo usa os mesmos estilos "super deformados" antes usados em Super Puzzle Fighter II Turbo, um jogo de puzzle desenvolvido pela Capcom que traz personagens de seus jogos de luta. O elenco inclui personagens de Street Fighter Alpha, Darkstalkers, Street Fighter III e Red Earth. Ele também traz vários cameos de vários outros jogos da Capcom pelos cenários, o que incluem Balrog, Demitri, entre outros."




Leia mais em Wikipédia









QUAKE


 Imagem extraída do site Moby Games


"Quake é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa, criado pela Id Software e lançado em 1996. Foi criado após a bem sucedida franquia de Doom, tendo sido bem recebido pelo público e crítica, levando às continuações Quake II, Quake III Arena, Quake 4 e Enemy Territory: Quake Wars, com a série Quake vendendo 4 milhões de cópias.
O jogo tem modo tanto individual, com 28 fases divididas em 4 episódios, como "multiplayer", tanto em uma rede local como na internet, com conexões IPX, TCP/IP e Modem. Porém, as atualizações que se dispuseram ao longo do tempo só priorizaram o modo TCP/IP.
Quake ficou famoso por ser o primeiro jogo com todos os gráficos modelados em 3D, visto que outros jogos de tiro utilizavam imagens em 2D e não possuíam total tridimensionalidade (faltavam salas posicionadas uma sobre a outra e olhar para cima e para baixo, por exemplo). Isso se deve a um motor de jogo programado por John Carmack com a ajuda do redator técnico Michael Abrash (que ajudou a renderização a ser efetuada rapidamente).
A trilha sonora é composta de músicas ambientes sombrias criadas por Trent Reznor, o homem responsável pela banda de rock industrial Nine Inch Nails. Existem diversas referências ao compositor dentro do jogo, como a "Arma de Pregos" (Nail Gun), cuja caixa de munição é ilustrado com o logo do grupo musical (NIN).
O código fonte do jogo foi liberado pela Id, sendo possível, portanto, encontrar na Internet diversas modificações do jogo."




Leia mais em Wikipédia 










RAYMAN


Imagem extraída do site Moby Games

"Rayman é um jogo de vídeo de plataformas em que o jogador controla a personagem-título Rayman, que deve viajar através de cinco mundos (Dream Forest, Band Lands, Blue Mountains, Picture City e The Caves of Skops) para libertar todas as Electoons enjauladas, dos quais seis estão localizados em algum lugar em cada nível. Somente quando todos os Electoons são libertados Rayman será capaz de atingir e confrontar Mr. Dark no seu covil no Candy Chateau.
Cada mundo tem os seus chefes do Mr. Dark, que Rayman também deve derrotar.O jogador deve percorrer os níveis e atingir o objetivo final, com uma placa com um ponto de exclamação. Uma vez que todos os níveis do jogo no jogo são divididos em várias partes, a trave final também funciona como uma transição para a parte seguinte de um nível. Ao jogador é dada uma certa quantidade de vidas que são perdidas quando Rayman é atingido por um inimigo ou cair na água ou um poço. Se todas as vidas são perdidas a qualquer momento, o ecrã de "Game Over" irá aparecer, no qual o jogador pode continuar ou parar de jogar.
Espalhados por cada nível estão pequenas e brilhantes esferas azuis chamadas Tings. Se Rayman coleciona 100 deles, ganha uma vida extra e reinicia o contador a zero. Quando Rayman morre, ele perde todos os Tings que colecionou.O jogador vai encontrar uma variedade de bônus, como um punho de ouro, um punho rápido de perfuração, um poder para restaurar a energia de Rayman, e duendes azuis que ajudam Rayman a encolher no tamanho para aceder a novas áreas. As Tings também pode ser usadas para pagar a um Mago encontrado em certos níveis para introduzir uma fase de bônus, em que Rayman pode ganhar uma vida extra se ele recolher todos os Tings dentro de um determinado período de tempo.
Nos estágios iniciais do jogo, Rayman tem a capacidade de andar, rastejar, fazer caretas e socar inimigos. Ele obtém poderes adicionais durante o jogo (perfuração telescópica, segurar as falésias, segurar anéis voadores, voando com o seu cabelo como lâminas de helicóptero e correr) de Betilla a Fada, enquanto outros são dados temporariamente dos seus amigos que são usadas para apenas uns determinados níveis."





Leia mais em Wikipédia










SONIC R

Imagem extraída do site Games Antigos Forever



"Sonic e Tails planejam fazer uma viagem agradável e tranqüila, até que Tails vê uma enórme faixa ao longo do caminho. Então aparece um outdoor anunciando o grande prêmio mundial, que na verdade é uma corrida. então, tails diz que essa pode ser a chance de sonic mostrar sua velocidade, no entanto, participar de corridas não é algo que sonic goste de fazer, até que alguma coisa na faixa acaba prendendo a atenção de sonic: o Dr. Robotnik estaria se preparando para participar da corrida em um segundo sonic pensa e decide correr (com tais correndo atrás dele). Alguns quilômetros acima da faixa, existe um Satélite focado em sonic e tails. Dr. Rootnik ri silenciosamente dizendo que essa "corrida" era mais uma amradilha de robotnik para pegar as esmeraldas do caos e sonic a qualquer hora. porém sonic não iria participar da corrida sozinho, pois knuckles entrou na corrida sabendo que sonic iría participar. knuckles nunca deixa essa chance de estar próximo de sonic passar, então a aventura começa. Amy também estaria na corrida após investigar secretamente os planos de Robotnik e decide entrar na corrida procurando pelas esmeraldas do caos.
A jogabilidade é a mesma de Sonic 3D Blast, com os direcionais, Sonic (e os outros) se movimenta para frente, para trás e para os lados. Também pode se fazer o Spin Dash, apertando o direcional BAIXO + PULO. Cada personagem possuem habilidades muito úteis, por exemplo: Sonic de correr muito rápido,Tails tem a capacidade de voar, Knuckles pode planar, Amy pode correr por cima da água, Eggman lançar mísseis, Metal Sonic pairar,etc."




Imagem extraída do site Wikipédia











VIRTUA FIGHTER


Imagem extraída do site Sega Bits



"Virtua Fighter 2 é o segundo jogo na série de jogos de luta 3D da Sega. Foi criado pelo estúdio Sega-AM2 dirigido por Yu Suzuki e foi lançado para Arcade em 1994. Em 1995 foi convertido para Sega Saturn e Microsoft Windows e em 1996 para Sega Mega Drive com gráficos 2D. Mais tarde, em 2004, foi levado para PlayStation 2 como parte da série Sega Ages no Japão.
VF2 é conhecido pelos gráficos 3D sem paralelos na época, possibilitados pela placa de Arcade Sega Model 2, com gráficos em alta-resolução a 60 quadros por segundo. Características que foram mantidas na conversão para Sega Saturn, apesar do sistema não ser famoso pela capacidade gráfica em 3D."



Leia mais em Wikipédia









THE HOUSE OF THE DEAD


Imagem extraída do site Playstation Universe




"The House of Dead é um jogo eletrônico de first-person shooter lançado para Sega Saturn,PC, Arcade e Dreamcast. O jogador deve basicamente matar os zumbis com uma pistola de reload manual, com 6 balas.
A história começa com dois agentes do AMS (policia secreta de defesa civil), Thomas Rogan e "G". Eles foram informados sobre algo relacionado a uma invasão, mas não uma invasão qualquer. Enquanto estando em casa, Rogan recebe uma mensagem da sua namorada, Sophie Richards.Havia muitas interferências e só se ouvia: "socorro, todos estão sendo mort..." e também só se ouvia umas vozes estranhas como se fosse alguém zangado a gritar e a rugir com uma voz esganiçada. Rogan recebe logo a notícia que "alguma coisa terrível aconteceu" na mansão curien a alguns quilômetros dali. era onde Sophie trabalha, e de onde veio a mensagem!!!! Rogan chama "G" e logo vão para a casa. Quando chegam só vêem pessoas mortas. Então vêm umas coisas entranhas: zumbis! Então o jogo começa."




Leia mais em Wikipédia









Nenhum comentário:

Postar um comentário