sábado, 29 de junho de 2013

Avaliações e Pontuações

Mostraremos para vocês, como avaliamos um jogo em nossas postagens de Top 10, para você leitor ter uma noção básica de nossos estudos e possa também fazer a sua própria crítica de jogos em seu blog ou site.





AVALIAÇÕES






1 - CONSULTAR SUA ORIGEM




Como diz um dos maiores produtores de games do mundo Hideo Kojima (produtor e criador da série de jogos Metal Gear Solid distribuído pela KONAMI)  não basta avaliar lançamento de um  jogo se não pesquisar se existe jogos anteriores relacionados ao mesmo, porque pesquisando, você não só aprende o passado de cada jogo, como pode fazer uma comparação entre eles para ver suas melhorias e seus objetivos de público.




2 - VER SEMPRE UM VÍDEO DE GAMEPLAY,TRAILERS E ENTREVISTAS DE SEUS PRODUTORES




 Ver o vídeo do jogo no qual você quer avaliar, deixa sempre você a um passo a frente de concluir suas pesquisas pelo fato de você perceber qual publico alvo o game ou a produtora está atingindo, ou até mesmo, quais são os pontos positivos e negativos que esse game esta trazendo.Assim você informa o leitor antecipadamente e pode até mesmo esclarecer duvidas sem mesmo ele ter te perguntado.





3 - SEMPRE, MAS SEMPRE MESMO, JOGUE O GAME




Não basta ver um gameplay de uma pessoa ou uma equipe de jogos (como Machinima, Speed Demos Archive ou E3) jogando o game. Você tem que jogá-lo, afim de você ter a sua própria opinião.Claro que ver os outros jogando é primordial por causa da cada um jogar diferente, mas você jogando, pode testar coisas que muitas vezes outras pessoas não testaram ou esqueceram de testar, assim você pode estar com conteúdo a mais e pode até ser que as proprias empresas ou blog e sites de pesquisas relacionadas a games pesquise seu conteúdo para ver o que eles erraram e o que eles poderiam acrescentar a mais.





4 - ESTUDE TUDO SOBRE JOGOS




Estudar a origem de um game, como se cria,edita,produz e finaliza um game é um fator importante, porque você tendo o conhecimento, pode avaliar o game na forma mais crítica possível.Avalia um game apenas jogando só irá passar pro leitor uma avaliação pessoal sua ( ou seja sua opinião) e assim pode até ser um pouco ignorada devido a cada um ter a sua própria. Então estude muito, e descreva seus profissionalismo para as pessoas ou ate mesmo deixe no seu site ou blog sua formação ou experiência nos jogos.




Exemplo: Thomas Rodrigues ( Fundador da TRN Games e um dos avaliadores de games para as postagens de Top 10 do blog, seguidamente junto com Alex Silva e Paulo Crash) foi editor de games e gráficos dos 12 aos 14 anos de idade, estudando mais de 20 tipos de motores gráficos como Unreal Engine (eleito pela crítica o maior motor gráfico do mundo e o mesmo motor que esta presente em Unreal Tournament e Gears of War), Unity 3D, RPG Maker, Panda 3D e o programador de jogos de luta M.U.G.E.N (mundialmente famoso por fazer jogadores criarem seus próprios jogos de luta com os personagens do mesmo que desejares ( como por exemplo, fazer um jogo de luta onde se possa ter Iori Yagami e Kyo Kusanagi da série The King Of Fighters lutarem contra Ryu e Ken da série Street Fighter, ou até mesmo com Mega Man, Sonic, Haoumaru (Samurai Shodown) e personagens que você desejar). Estuda jogos há 8 anos e traduzia jogos para português em 2007 com editores hexadecimais.










PONTUAÇÕES





GRÁFICOS:  Um bom game precisa ter gráficos com a melhor qualidade possível, além de ter cenários, designs e efeitos especiais que combine com o jogo. Na hora de dar sua avaliação sobre determinado gráfico de um jogo, concentre - se em focalizar nos movimentos dos personagens, no dinamismo que o jogo está propondo ao jogador e o mais importante, se o gráficos e efeitos visuais do jogo combine com o mesmo , sem perder o foco. Por exemplo: Em um game de ação como Gears Of War, consiste bastante gráficos fortes, além de muitos efeitos especiais que deixa o game com mais adrenalina.Mas se por exemplo o game Gears Of War tivesse um game como poucos efeitos especiais ( como Counter Strike da Valve por exemplo), o game estaria fora de foco e não combinaria, devido ao fato da historia você enfrentar monstros  de diversos tipos e estar em uma situação de guerra "galática".
Então os gráficos de jogos tem que combinar com enredo do jogo,não basta ter jogo com uma historia que deixa o jogador cheio de adrenalina sendo que os gráficos e efeitos especiais não ajuda ou até mesmo não adianta também pegar um jogo que consiste apenas um game que a historia nos faz perceber que irá conter efeitos especiais simples, porém reais ( como Black,The Punisher e Metal Gear Solid) e encher se super efeitos especiais sendo que o enredo do jogo não esta mostrando dessa forma, isso deixa um ar de exagero para o jogador como colocar 2 litros de água em um copo de 200 ml.
Por isso é recomendável dar uma nota alta para um jogo que consiste ter efeitos visuais que combine com o que o jogo pede, sempre um coisa combinando com a outra e não exagerando ou piorando.





ÁUDIO: Um bom áudio consiste em ter efeitos sonoros surpreendentes, além de uma impecável trilha sonora e falas que combina com os personagens.Em relação aos gráficos, o áudio também tem que combinar com o game, mas diferente dele, você tem que exagerar o máximo possível. Isso mesmo, quanto mais falas diferentes, efeitos sonoros e varias e varias trilhas sonoras ( cada uma combinado com certo tipo de cenário e momento) , melhor o game fica, porque a gente se surpreende mais com o áudio do que com os próprios gráficos. Slender é um exemplo disso.O Survivor horror (game de terror cujo objetivo é a sobrevivência) desenvolvido para PC pela produtora Independente (sem fins lucrativos ou publicitários) Parsec Productions, conta com um game com poucos gráficos ( com que consiste que o game tenha um tamanho no máximo 30 MB),mas o que surpreendeu a todos é que mesmo com gráficos tão fracos, conseguiu assustar a maioria que jogou esse game pelo impecável áudio e efeitos sonoros que o game obteve.Então resumindo tudo, é mais o áudio que faz você se surpreender com o jogo do que os gráficos, então é sempre bom ter esse equilíbrio na hora de avalia um jogo.





JOGABILIDADE: Uma boa jogabilidade é mistura praticidade com realismo, não fazendo isso, será capaz apenas de agradar um certo tipo de publico ou mesmo não agradar ninguém. Como por exemplo, Gran Turismo, que é conhecido como o primeiro simulador de corrida e o melhor já existente, mas ele não agrada todos os públicos porque ele é um simulador de corrida, e como todo simulador de corrida, os comandos e o modo de dirigir o carro é de acordo com a realidade.Não existe pega um carro e andar na curva a 200 km por exemplo, igual a jogos como Burnout e Need For Speed. Então sempre avalia a jogabilidade do game colocando na balança praticidade ( comandos fáceis e um sistema onde se aprende rápido a joga-lo)  e realismo ( com movimentos e situação que acontece com o dia a dia).



DIVERSÃO: Porque avaliar também a diversão? Porque sem ela, para que a pessoa vai querer comprar o jogo?!. Ela é um fator muito importante para se pensar, porque mesmo os jogos não tendo gráficos, efeitos, jogabilidade quase q perfeita e entre outras coisas, pode deixar você horas e horas na frente da TV jogando, só pelo fato ser divertido joga-lo sozinho ou com os amigos e familiares. Como é o caso do Sucesso estrondoso de Angry Bird,revelado pela distribuidora Eletronic Arts. O game produzido na Finlândia  e desenvolvido pela Rovio Mobile, se torno um dos maiores jogos de puzzle de todos os tempos em apenas 1 ano,perdendo apenas para Tetris, Mahjong e Puzzle Bobble. O game não contava com gráficos excelentes na época e tinha a trilha sonora e efeitos sonoros bem criativos, mas nada que impressionasse.Mas o motivo do sucesso do game, foi que o jogo é muito divertido, que consiste em apenas atirar os pássaros com o estilingue em cima dos porcos que tem uma série de obstáculos na frente para passar antes de atingi-los.Então é primordial avaliar o quesito diversão em um game, porque pode não ser que seja bom em gráficos , efeitos sonoros, jogabilidades impressionantes e reais, mas que como objetivo, cumpre seu papel em divertir os jogadores, e isso o faz viciar diante do jogo durante muito tempo.








CÁLCULOS




O nosso cálculo na hora da avaliação total de todos os quesitos,consiste em apenas uma somatória de todas  as pontuações dividido por 4 que são 4 quesitos ou categorias.


Os 10 níveis que colocamos nas notas são esses :





0 a 1,9 - RIDÍCULO ( NÃO RECOMENDAMOS ESSE JOGO)  - Provavelmente vai ser muito difícil algum jogo receber essa nota, até pelo fato de hoje em dia produzirem bastante jogos que se são bons de certa forma, mas caso exista algum jogo que mereça essa nota, não precisarei explica nem o porque que o recebeu não é?


de 2 a 2,9 - PÉSSIMO - São aqueles jogos que gastaram uma fortuna ( ou não) para fazer um jogo de dar vergonha para todos.


de 3 a 3,9 - RUIM - São jogos que tinha tudo para ser um bom jogo, mas acabaram errando feio.


de 4 a 4,9 - RAZOÁVEL - São jogos que de alguma forma conseguiram agradar de certa forma, seja em qualquer quesito ou categoria.Seria mais "quase ruim" digamos assim.


de 5 a 5,9 - REGULAR - Nem bom nem ruim, na média.


de 6 a 6,9 - BOM - São jogos que mesmo apesar de tudo, conseguiu agradar os jogadores ou boa parte deles


de 7 a 7,9 - ÓTIMO - São jogos que independente do gênero e de como foi feito, agrado bastante os jogados ou a nossa equipe.


de 8 a 8,9 - EXCELENTE - São jogos que com certeza a gente recomenda e assina em baixo mesmos com pontos fracos. Pontuação dada mais para jogos de peso como Call of Duty, God Of War, Need For Speed e Resident Evil.


de 9 a 9,9 - IMPRESSIONANTE - Onde o jogo atende todas as nossas necessidades, não só a nossa equipe como os jogadores em geral.


10 - PERFEITO (recomendamos 100% esse jogo)  -  Onde raramente achará erros no game, e também contará com gráficos, áudio, jogabilidades e diversão perfeitas e sem duvida, com nenhuma crítica falando mal desse jogo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário