segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atari 5200

Olá, hoje mostrarei a vocês tudo sobre o Atari 5200, desde sua origem até historias de sua evolução e seus melhores jogos.


Imagem extraída do site Level UP 




"O Atari 5200 foi um videogame lançado pela Atari para substituir o Atari 2600 e teve como principais competidores o Mattel Intellivision e o Colecovision. Por causa dos sérios problemas com seu controle e do Crash dos videogames de 1984, o produto foi considerado um fracasso comercial.
Foram lançados vários clássicos para o Atari 5200, porém a maioria deles eram apenas jogos do antigo Atari 2600 convertidos para a plataforma do Atari 5200 e não fizeram muito sucesso. A empresa explorou muito pouco do potencial do seu console e os jogos do Atari 5200 nunca exploraram totalmente suas capacidades audio-gráficas.
Naquela época a Atari mantinha cinco linhas de produtos: Atari 2600, Atari 5200, os computadores Atari 400 e Atari 800 e sua linha de fliperamas. Tornou-se impossível dar um suporte adequado à tantas máquinas, resultado que o Atari 2600 e o Atari Atari 5200 acabaram atrapalhando-se mutuamente e os computadores acabaram ficando sem um bom suporte. Esse processo e outros fatores acabariam terminando num dos maiores desastres da indústria de jogos de todos os tempos, O "Crash" dos videogames."





Leia mais em Wikipédia 









10 JOGOS MAIS FAMOSOS DO ATARI 5200








MS. PAC MAN



Imagem extraída do site GamesDBase



"A jogabilidade de Ms. Pac-Man é, em grande média, idêntica à do jogo original Pac-Man. O jogador reúne pontos comendo os pontinhos e evitando os fantasmas (se Ms. Pac-Man encosta em um deles, perde uma vida). Pontos energizantes estão localizados nos quatro cantos da tela, que fazem com que os fantasmas fiquem azuis, e invertem o curso, ou seja, Ms. Pac-Man passa a perseguir os fantasmas e estes podem ser comidos (200, 400, 800 e 1600 pontos, são ganhados, se todos os 4 são devorados antes que eles voltem às suas cores normais). Frutas de gratificações podem ser consumidas para aumentar os pontos, duas vezes por nível. Como os níveis aumentam, a velocidade e a dificuldade aumentam também.
Existem, porém, algumas notáveis diferenças:
Existem atualmente seis diferentes labirintos (quatro estilos, com cinco cores) e cheios de paredes (em comparação com o original do Pac-Man, com paredes ocas. Cada labirinto tem dois pares de túneis ligando os lados direito e esquerdo do labirinto (exceto o terceiro labirinto, que só tem um conjunto de túneis). O labirinto é mudado após cada intervalo.
Os fantasmas têm circulação semi-aleatória, o que impede a utilização de movimentos pré-estabelecidos (padrões) para vencer cada labirinto.
Em vez de aparecer no centro do labirinto, as frutas entram através de um túnel. Elas acabam por sair pelo túnel, se Ms. Pac-Man não comê-las. Os valores e a ordem de aparecimento dos frutos são: cereja (100), morango (200), laranja (500), pretzel (700), maçã (1000), pêra (2000), banana (5000), após o qual aparece um certo padrão aleatório.
O fantasma laranja tem seu nome mudado de Clyde para Sue.
Os três intervalos mudaram para acompanhar o desenvolvimento da relação entre Pac-Man e Ms. Pac-Man."


Leia mais em Wikipédia 







BERZERK


Imagem extraída do site Atari Age




"Lançado em 1982 pela Atari, Berzerk foi um jogo de ação e tiro muito popular, oriundo do fliperama. Nele, o jogador tem por objetivo atirar e destruir robôs que estão espalhados em diversas galerias compostas de paredes eletrificadas.
No Brasil, se tornou um dos títulos mais famosos, devido aos seu colorido futurista, aos sons diferenciados e à sua interessante jogabilidade."



Leia mais em Wikipédia







ASTEROIDS



 Imagem extraída do site Geração Atari




"O jogo foi concebido por Lyle Rains e programado e desenhado por Dominic Walsh e Ed Logg. Foi implementado em hardware desenvolvido por Howard Delman. Asteroids foi um sucesso nos Estados Unidos e se tornou o jogo mais vendido do Atari de todos time.Atari tinha sido no processo de fabricação de um outro jogo do vetor, Lunar Lander, mas a demanda por Asteroids era tão alta "que várias centenas de asteróides jogos foram enviados em Lunar armários Lander. "Asteroids era tão popular que os operadores de fliperama, por vezes, tive que instalar caixas maiores para manter o número de moedas que foram gastos pelos jogadores.
Asteroids é também o primeiro jogo a utilizar o sistema de "QuadraScan" vector-refresh do Atari, uma versão full-color conhecido como "Color-QuadraScan" mais tarde foi desenvolvido para jogos como Space Duel e Tempest."



Leia mais em Wikipédia 






H.E.R.O



Imagem extraída do site Row's Blog



"H.E.R.O. é um jogo eletrônico da Atari 2600 lançado pela Activision em 1984. Tornou-se um dos títulos mais populares. Como o próprio nome diz, você é um herói que deve resgatar sobreviventes. Para isso, o jogador possuía um "helicóptero" preso às costas, tal qual um jetpack, e uma arma laser, que destruía os inimigos e derretia paredes. H.E.R.O. significa "Helicopter Emergency Rescue Operation".
A qualidade gráfica do jogo era uma das melhores já vistas para o Atari, tornando-o sua caracteríscia mais marcante. Outros fatores de sucesso do jogo foram a dificuldade elevada, a jogabilidade diferenciada, e o clima de suspense causado pelos sons, e por luzes que apagavam e voltavam, entre outros fatores."



Leia mais em Wikipédia





SUPER COBRA


Imagem extraída do site Atari Mania



"Super Cobra é um jogo de ação da Konami para Arcade, lançado em 1981. Nele se controla um helicóptero e enfrenta-se inimigos de variados tipos, com mais de um tipo de arma. Os controles são simples: direcionais e de fogo."



Leia mais em Wikipédia





DEFENDER


 Imagem extraída do site Atari Age



"Defender era um jogo de Vídeo game lançado para o Atari 2600. Nele o jogador controlava uma nave armada de raios laser, e a sua missão era defender uma grande cidade do ataque de alienígenas.O jogo possuía dezenas de fases com grau de dificuldade crescente. Defender provavelmente era um jogo infinito. A Atari lançou em 1984 a continuação de Defender. Esse jogo ficou intitulado como Defender 2, mas que não alcançou o mesmo sucesso de Defender."



Leia mais em Wikipédia 






STAR RAIDERS


Imagem extraída do site Gamasutra



"Star Raiders é um jogo eletrônico para a família de computadores Atari 8-bit lançado em 1979 e programado por Doug Neubauer. Foi posteriormente convertido para outros computadores e plataformas. O jogo possuía gráficos distintos para a época, que representava o jogo em visão em primeira pessoa em uma cabine de avião de uma nave de combate fictícia viajando por um campo estrelar 3D em perseguição do inimigo chamado "Zylons". Embora já existisse alguns jogos simples de target-shooting usando essa perspectiva, Star Raiders tinha consideravelmente mais qualidade gráfica e jogabilidade mais complexa. Como resultado, o jogo inspirou tanto imitadores da década de 1980 como a geração seguinte de jogos eletrônicos de simulação de combate espacial como as séries Wing Commander e X-Wing.
Star Raiders também foi criticado na época pela jogabilidade violenta. Em 2007, foi incluído na lista de 10 mais importantes jogos de todos os tempos pelo The New York Times."



Leia mais em Wikipédia  






GALAXIAN


Imagem extraída do site Games D Base



"Galaxian era um típico jogo de tiro lançado pela Namco em 1979. Nele você é uma nave que tem que atirar em um exército de aliens da esquerda para direita, e quando terminava vinha outro exércido mais desafiador.
O maior número de pontos "oficial" em um jogo de Galaxian foi atingido por Gary Whelan de Manchester, Inglaterra, em 13 de Agosto de 2004, quando ele conseguiu acumular um total de 399.290 pontos."



Leia mais em Wikipédia 




POLE POSITION


Imagem extraída do site Automopédia 



"Pole Position era um conhecido jogo de videogame lançado pela Atari para o console Atari 2600 em 1983. Sua concepção gráfica e modo de jogo o tornaram um dos jogos de corrida mais famosos de sua geração, ao lado de Enduro, da fabricante Activision. A diferença era que, enquanto Enduro simulava uma corrida ao estilo rali ou um racha de estrada, Pole Position simulava uma corrida de F-1."



Leia mais em Wikipédia






MEGAMANIA


Imagem extraída do site Geração Atari




"Megamania era um dos mais conhecidos jogos de tiro para o Atari 2600, lançado pela Activision em 1982. Nele, o jogador controlava uma nave que se movia por toda a parte inferior da tela. No alto, diversos tipos de naves inimigas atiravam e desciam vagarosamente na direção da nave do jogador. Jogo feito para apenas 1 jogador."



Leia mais em Wikipédia





Para jogar esse e outros jogos online acesse:

http://www.atari2600.com.br/Atari/Roms/?View=Mosaico&Ordem=Acessados

Nenhum comentário:

Postar um comentário