segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atari 2600

Olá, hoje mostrarei a vocês tudo sobre o Atari 2600, desde sua origem até historias de sua evolução e seus melhores jogos.


Imagem extraída do site Info Escola



"Atari 2600 foi um video game projetado por Jay Miner e lançado em 1977 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil. Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nesta época.
A Atari comprou uma empresa de engenharia em 1975 chamada Cyan Engineering para desenvolver um sistema de video game de nova geração, e trabalhou em um prototipo conhecido como "Stella" (nome da bicicleta de um dos engenheiros) por algum tempo.
Diferente de máquinas de gerações passadas que usavam lógica de programação própria e fixa para rodar um pequeno número de jogos, o núcleo do Stella era um CPU completo, o famoso MOS Technology 6502 em uma versão reduzida (para cortar custos), conhecido como 6507
Era combinado com chips de RAM e E/S, o MOS Technology 6532 e um chip de display e som de design próprio conhecido como TIA, de Television (Televisão) Interface (Interface) Adaptor (Adaptador) .
Além desses três, as duas primeiras versões da máquina continha mais um chip, uma CMOS padrão de buffer de lógica IC, fazendo um número total de quatro chips, sendo assim, com poucos chips e baratos. Algumas versões posteriores eliminaram o chip de buffer.
O design inicial não iria ser baseado em cartuchos, mas após verem um sistema de cartucho falso em outra máquina os engenheiros imaginaram que poderiam colocar os jogos em cartuchos pelo preço do conector e da embalagem.
Em agosto de 1976 Fairchild Semiconductor liberou seu próprio sistema baseado em CPU, o Channel F. O Stella ainda não estava pronto para produção, mas estava claro que deveria estar pronto antes que outros produtos similares chegassem ao mercado, que foi o que aconteceu quando a Atari lançou o Pong. A Atari simplesmente não tinha o dinheiro necessário para completar o sistema rapidamente, e, além disso, a venda de seu Pong estava diminuindo. Nolan Bushnell procurou a Warner Communications, e vendeu a companhia para eles em 1976 por 28 milhões de dólares, com a promessa de que o Stella seria produzido o mais rápido possível.
A chave para o sucesso da máquina foi a contratação de Jay Miner, um desenvolvedor de chip que concentrou vários circuitos em um chip, tornando o TIA um chip único. Uma vez completo e testado, o sistema estava pronto para a venda. Na data de lancamento 1977, o desenvolvimento tinha custado aproximadamente 100 milhões de dólares."




Leia mais em Wikipédia











10 JOGOS MAIS FAMOSOS DO ATARI 2600





ENDURO





imagem extraída do site Viva o Linux



"O jogador controla um carro, algo semelhante a um Fórmula 1 visto de trás, e deve manobrar um carro de corrida no National Enduro, uma corrida de resistência de longa distância, cujo percurso era aleatório. O objetivo da corrida é passar uma certa quantidade de carros a cada dia, para permitir ao jogador continuar correndo no dia seguinte. O jogador deve se desviar de outros pilotos, e passar 200 carros no primeiro dia, e 300 carros nos dias posteriores.
Conforme o tempo passada no jogo, a visilidade também mudava. Quando era noite no jogo o jogador só conseguia ver as luzes da traseira dos carros. Conforme os dias passam, os carros se tornam mais difíceis de ultrapassar. O clima e o tempo do dia influenciam a jogabilidade. O clima pode criar caminhos de gelo que limitam o controle do veículo, ou um pedaço de neblina que reduz a visibilidade"



Leia mais em Wikipédia 










KEYSTONE KAPPERS



Imagem extraída do site Tunel 80 



"Keystone Kappers foi publicado pela Activision em 1983 para o Atari 2600, e mais tarde portado para o Atari 5200, Atari 8-bit, ColecoVision e MSX.
No jogo, baseado na série de filmes do cinema mudo Keystone Cops de Mack Sennett, você é o oficial inglês Kelly Keystone e tem que perseguir o fugitivo Harry Hooligan pelos 3 andares e terraço de uma loja de departamentos, antes que ele escape pela saída, no final do terraço.
Keystone Kappers foi desenvolvido pelo programador Garry Kitchen, fabricado pela Activision e distribuído juntamente com o console por algumas empresas no Brasil (Atarimania, CCE, Cromax, Digimax, JVG, JVP, Tron).
Foram 750.000 unidades vendidas segundo Classic Gaming Expo, artigo sobre jogos clássicos de Garry Kitchen.
No Brasil, foi um dos jogos mais famosos do Atari. Era conhecido como o jogo do "Polícia e Ladrão", famosa brincadeira infantil."



Leia mais em Wikipédia 





FROGGER



Imagem extraída do site Retro Players




"O jogador começa com três, cinco ou sete sapos (vidas). O jogador orienta uma rã que se inicia na parte inferior da tela. A metade inferior da tela contém uma estrada com veículos a motor, que em várias versões incluem carros, caminhões, ônibus, buggies, tratores, vans, táxis, ciclistas e / ou motocicletas, acelerando ao longo horizontalmente. A metade superior da tela consiste de um rio com os registros, crocodilos e tartarugas, tudo se movendo horizontalmente na tela. O topo da tela contém cinco "casas sapo", que são os destinos para cada sapo. Cada nível é cronometrado, o jogador deve agir rapidamente para terminar cada nível antes do tempo expirar.
O único controle jogador é o joystick usado para navegar o sapo, cada empurrão na direção faz o sapo pular uma vez nessa direção. Na metade inferior da tela, o jogador deve guiar o sapo sucesso entre pistas de caminhões, carros e outros veículos de oposição, para evitar tornar-se atropelamentos.
No meio da tela, após a estrada, contém uma média, onde o jogador deve se preparar para navegar no rio.
Saltando sobre rapidamente se movendo registros e as costas de tartarugas, o jogador pode guiar seu sapo com segurança a um dos lilypads vazias. O jogador deve evitar crocodilos, cobras e lontras no rio, mas pode pegar os bugs ou escoltar um sapo senhora de bônus. Quando todos os cinco rãs são direcionados para casa, o jogo avança para o próximo nível, mais difícil. Depois de cinco níveis, o jogo fica mais fácil brevemente novamente se torna progressivamente mais difícil para o próximo quinto nível.
Há muitas maneiras diferentes para perder a vida neste jogo (ilustrado por um "caveira e ossos cruzados" símbolo onde o sapo era), incluindo:
Ser atingido por um veículo rodoviário
Saltos para a água do rio
Correndo em cobras, lontras ou em mandíbulas de um crocodilo no rio
Saltando em uma casa invadida por um crocodilo
Ficar em cima de uma tartaruga de mergulho até que esteja completamente submerso
Montando um log, crocodilo, tartaruga ou do lado de fora da tela
Saltando para uma casa já ocupada por um sapo
Saltar para o lado de uma casa ou no mato
Correndo contra o tempo antes de começar a casa sapo
Frogger está disponível como um armário vertical ou cocktail padrão. Os controles consistem unicamente de um joystick de 4 direções usado para guiar direção salto do sapo. O número de jogadores simultâneos é um, eo jogo tem um máximo de dois jogadores.
Música de abertura do jogo é o primeiro verso da canção infantil japonês chamado Inu No Omawarisan (The Policeman Dog). A canção permaneceu intacto no lançamento nos EUA. Outras músicas japonesas que são tocadas durante o jogo incluem os temas para o anime Hana no Ko Lunlun e Araiguma Rascal."




Leia mais em Wikipédia in English







PITFALL


Imagem extraída do site Atari Age





"O jogador deve mover seu personagem, conhecido como Pitfall Harry, através de uma floresta tipo labirinto em uma tentativa de recuperar 32 tesouros em um período de 20 minutos. Nesse tempo ele deve derrotar a densa floresta, com suas cobras, morcegos e insetos.
No caminho Pitfall deve superar inúmeros riscos, incluindo poço de piche, areia movediça, buracos, troncos de árvore rolandos, cascavel, escorpião, fogo, morcego, e crocodilo. Harry pode pular sobre esses obstáculos, ou evitá-los de outras maneiras como escalar, correr e se abaixar na hora certa, e, em certos lugares, se balançar sob cipós."



Leia mais Wikipédia





PAC MAN


Imagem extraída do site Filmes e Games




"Pac-Man é um jogo eletrônico desenvolvido e publicado pela Atari1 em Março de 1982, para a plataforma Atari Video Computer System (posteriormente reconhecido como Atari 2600)1 , baseado no famoso fliperama homônimo da Namco. O sucesso do fliperama Pac-Man rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Ms. Pac-Man", e "Jr. Pac-Man", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Assim como no fliperama, na versão de Pac-Man para o Atari 2600 você comanda a personagem titular do jogo com o joystick. O objetivo continua sendo atravessar os corredores do labirinto consumindo todos os biscoitos, sempre esquivando dos fantasmas.
O jogo foi programado por Tod Frye, a quem a Atari deu um prazo limitado de tempo para a conclusão do jogo. As diferenças técnicas entre o console do Atari 2600 e o hardware do fliperama - particularmente a quantidade de memória disponível - acarretaram complicados desafios à Frye. Dada a popularidade da propriedade, a Atari produziu 12 milhões de cópias do jogo, estimando um elevado número de vendas.
O jogo vendeu 7 milhões de cópias, se tornando o jogo mais vendido do Atari 2600, assim como o jogo de console mais vendido da história até a época . Apesar disto tudo, o jogo foi largamente criticado, incluindo principalmente as diferenças audio-visuais entre o jogo de console e o fliperama. Assim, o jogo teve devoluções em largas quantidades. Inicialmente, Pac-Man impulsionou a presença da indústria de jogos eletrônicos no mercado do varejo, mas desde então tem sido citado como um fator contribuinte para o crash dos videogames norte-americanos de 19835 . Posteriormente ao Pac-Man de Atari 2600, foram fabricados outros títulos da série para o Atari 2600."




Leia mais em Wikipédia







RIVER RAID



 Imagem extraída do site Geração Atari



"River Raid é um jogo de Video game para o console Atari 2600, criado por Carol Shaw, da empresa Activision, em 1982. É considerado um clássico e um dos jogos mais populares de seu tempo. Em certo ponto, inovou o gênero de jogos de tiro.
O jogador (ou até 2 jogadores, em turnos alternados) controla um avião que sobrevoa um rio. Ao contrário dos jogos de tiro até então, onde todo o jogo se passava em uma tela fixa, em River Raid a aeronave move-se verticalmente ao longo do rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de dificuldade progressivo. A velocidade do avião é regulada pelo jogador. Outra inovação foi a introdução de um tanque de combustível limitado, que obriga o jogador a reabastecer o avião nos postos espalhados pelo rio. Ainda é desconhecido alguém que tenha chegado ao final do jogo (corrigindo, no link a seguir está o final verdadeiro do jogo)."


http://www.arcadetotal.com/?p=629 "



Leia mais em Wikipédia






SPACE INVADERS



Imagem extraída do site Cemetery Games




"Em Space Invaders o jogador controla os movimentos da arma "Laser Base", um canhão laser que se movimento na parte inferior da tela. Da parte superior marcham em direção ao canhão aliens organizados em linhas. O objetivo do jogador é evitar que os aliens atinjam a parte inferior da tela, para essa tarefa o canhão possui munição infinita para atirar. Ao acertar e destruir um número grande aliens os restantes começam a marchar mais rapidamente em direção ao jogador. Quando o jogador elimina todos os aliens uma nova formação é montada agora iniciando uma linha abaixo da formação anterior. Ocasionalmente uma nave surge voando na parte superior da tela e dá ao jogador pontos extras quando atingida.
Segundo Toshihiro Nishikado, designer do jogo, os aliens são inspirados na descrição dos invasores do romance A Guerra dos Mundos, do escritor Herbert George Wells. "Na história, os aliens se parecem com polvos. Eu desenhei o primeiro bitmap baseado nessa idéia, depois criei outros aliens parecidos com criaturas marinhas, como lulas e caranguejos." disse Nishikado. O designer também contou que a idéia inicial eram fazer os inimigos como aviões mas isso não foi possível devido as dificuldades técnicas da época. Nishikado também se mostrou contrário a idéia de colocar seres humanos como inimigos por considerar moralmente incorreto fazer os jogadores atirarem em imagens humanas.
Outro detalhe interessante obeservado nas primeiras versões do arcade em 1978, era que o jogo originalmenete se passava em uma tela em "reverso" na parte inferior do gabinete e refletido na forma correta em espelhos dentro do arcade, onde também se encontravam desenhos ao fundo. Com a ajuda da iluminação interna, todo este conjunto causava um belíssimo efeito tri-dimensional ao jogo. Tinha-se a ilusão de os gráficos estarem flutuando. Estes efeitos não mais foram obeservados nas versões futuras deste jogo e outros games."



Leia mais em Wikipédia






DEMON ATTACK



Imagem extraída do site Atari Age



"Demon Attack era outro típico jogo de tiro para Atari 2600, que alcançou relativa fama entre os jogadores de vídeo game daquela época. O jogo possuía os mesmos moldes, ou seja, lembrava outros jogos de tiro de sua geração, como Space Invaders, Megamania e Galaxian."




Leia mais em Wikipédia







ADVENTURE


 Imagem extraída do site Atari Age



"Adventure foi um jogo desenvolvido e publicado pela empresa de jogos Atari, Inc. Foi inspirado no jogo de texto Colossal Cave Adventure, criado por Will Crowther e modificado posteriormente por Don Woods.
Apesar do desencorajamento do chefe da Atari em lançar o jogo, que afirmou que o jogo não poderia ser feito, o designer Warren Robinett criou um jogo gráfico livremente inspirado no jogo de texto. Adventure para Atari 2600 acabou vendendo milhões de cópias, alcançando o título de sétimo jogo mais vendido do Atari 2600.
O total de memória utilizada pelo programa do jogo foi 4096 bytes (4KB) para o código do jogo (a ROM) e 128 bytes para variáveis do programa (a RAM). A CPU do Atari 2600 possuia 1,19 megahertz 8-bit MOS Technology 6507, o qual era uma versão mais econômica que a 6502.
Devido as limitações de hardware do Atari 2600, o lado esquerdo e direito das telas do jogo são espelhos uma da outra, o que levou a criação de confusos labirintos que existem no jogo, com exceção das mais notáveis telas do jogo, que são as catacumbas do castelo negro e do pátio do castelo dourado. Estas telas também são refletidas, entretanto contém um parede vertical a romper um pouco a simetria e também permitir a passagem para a porta secreta que dá acesso ao ovo de páscoa."





Leia mais em Wikipédia





FROSBITE


Imagem extraída do site Arcade Total



"Frostbite foi um jogo para Atari 2600, fabricado pela Activision, mais precisamente pelo programador: Steve Cartwright. Seu mecanismo consistia em, sendo um esquimó, pular em blocos de gelo para conseguir tijolos para sua casa, fugindo de criaturas marinhas e ursos polares. Passava-se de fase ao se terminar a casa e entrar nela.
Existia um tempo pré-determinado para conseguir executar essa ação e a cada fase mais dificuldades eram apresentadas.
O ano de fabricação do cartucho aparentemente foi 1983. Diversas empresas o fabricaram, entre elas a Polivox e CCE (no Brasil)."




Leia mais em Wikipédia







Para jogar esse e outros jogos online acesse:

http://www.atari2600.com.br/Atari/Roms/?View=Mosaico&Ordem=Acessados



Como todo vídeo - game tem seus jogos ruins, para saber acesse o site Atari 2600








Nenhum comentário:

Postar um comentário